Check-up Neurológico

COMO AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Com o avanço da tecnologia no setor de saúde através das pesquisas translacionais*, o aumento na longevidade tem sido cada vez mais frequente. O ponto de congruência entre o tema tem sido os esforços em pesquisas focadas em aumentar o tempo de vida e com qualidade, através da detecção de doenças precocemente e até com a possibilidade de impedir o desenvolvimento de algumas.

Neste cenário de envelhecimento populacional e aumento da expectativa de vida, aliados à motivação instintiva humana de preservar a vida ao máximo com qualidade, gerou a necessidade de se estudar quais os fatores reais que interferem no tempo.

O aumento da sobrevida, no entanto, expõe as pessoas a inúmeras doenças características da terceira idade e/ou a complicações de agravos pré-existentes. Entre elas as mais envolvidas com a mortalidade estão as doenças cardiovasculares e as cerebrovasculares, responsáveis pelas principais causas.

COMO AVALIAR A SAÚDE DO SEU CÉREBRO?

Na área da neurologia, com o decorrer dos anos, aumenta o risco de determinadas doenças tais como Acidente Vascular Cerebral (AVC), alterações da memória (demências), alterações do aprendizado, distúrbios do sono ou alterações progressivas do movimento (Parkinson).

O AVC é a segunda causa de morte no Brasil e no mundo e a principal causa de incapacidade funcional, sendo que 90% dos casos podem ser evitados com a prevenção através do check-up neurológico.

O QUE É CHECK-UP NEUROLÓGICO?

O check-up neurológico consiste em uma entrevista neurológica com o objetivo de rastrear em poucos dias fatores que possam determinar o aparecimento de doenças neurológicas. Nessa investigação, o objetivo é mapear formas de prevenir e contribuir com a melhor escolha terapêutica de forma individualizada através dos exames laboratoriais e de imagem com métodos de rastreamento específicos.

Nesse cenário a identificação precoce pode contribuir com medidas na orientação das mudanças de hábitos, tratamento medicamentoso e até cirúrgico, contribuindo para mudança do curso da história natural de determinadas doenças, com isso podendo evitar ou diminuir as complicações de casos de AVC.

É neste contexto que a Neurogenesis oferece aos seus clientes um atendimento personalizado e focado no cuidado individualizado, buscando através de uma avaliação neurológica com exames específicos, a possibilidade de identificar precocemente doenças como: AVC, demência, aneurismas cerebrais, malformações vasculares cerebrais, placas de ateroma nas carótidas, doenças de Parkinson, entre outras.

O Instituto Neurogenesis utiliza o conhecimento adquirido mediante conquistas da ciência e da tecnologia para melhor condução de seus clientes através de métodos de imagem invasivos e não invasivos, assim como exames de laboratório direcionados ao tratamento de forma personalizada.

No âmbito das inovações tecnológicas na melhor abordagem de seus clientes, o time Neurogenesis atua em parceria com grupos de pesquisa no campo da Genética Humana e Médica. Grupo este que possui experiência na identificação de biomarcadores moleculares e de ancestralidade capazes de mapear o risco de desenvolver determinada doença, o prognóstico de determina afecção e até identificar genes específicos para algumas doenças.

O check-up neurológico permite à equipe da Neurogenesis, em curto intervalo de tempo, promover a análise clínica e um diagnóstico antecipado para vislumbrar a melhor abordagem terapêutica ao seu cliente.

Considerando que a própria definição de vida envolve o funcionamento adequado do cérebro, é evidente a importância de realizar o check-up neurológico após os 40 anos de idade.

COMO FUNCIONA?

O cliente passará em uma consulta com um neurologista ou neurocirurgião dependendo de suas queixas clínicas, onde receberá um atendimento focado no rastreio de doenças com base nos hábitos de vida, histórico de saúde, faixa etária e sexo.

Após essa entrevista inicial pode haver a necessidade de uma consulta com um neuropsicólogo e de outros especialistas tais como cardiologista, geneticista, pneumologista entre outros.

Os exames poderão ser realizados em curto intervalo de tempo para rastreio e mapeamento das doenças, mas comumente envolvidas com o cliente entrevistado.

Os exames de rastreio destacam-se na esfera neuro-cardiológica, tanto para análise funcional como morfológica através de exames de sonologia; de mapeamento encefálico; de imagem por tomografia e por ressonância, assim como de hemodinâmica.

Na esfera laboratorial destacam-se os padrões para avaliação pré-operatória assim como os que envolvem um mapa individual de acordo com a resposta biomolecular** disponível naquele momento.

FOLDER CHECK-UP NEUROLÓGICO

Um Conceito Inovador em Prevenção