Demência Frontotemporal: entenda a doença que acometeu o ator Bruce Willis

Demência Frontotemporal: entenda a doença que acometeu o ator Bruce Willis

Em março de 2022, família de Bruce Willis anunciou que ele pararia de atuar por conta de diagnóstico de afasia; agora, foi divulgado um novo diagnóstico

Ator americano Bruce Willis. crédito: getty images

O artista, de 67 anos, tem um tipo de demência, hoje sem cura, chamado de demência frontotemporal (FTD, na sigla em inglês).

Segundo dois médicos entrevistados pela BBC News Brasil, a afasia — o comprometimento da linguagem, manifestado pela dificuldade de falar ou entender outras pessoas — é um primeiro sinal frequente da demência frontotemporal. A afasia pode ter várias causas, como um AVC ou uma infecção cerebral, mas quando relacionada a uma demência como a frontotemporal ou o Alzheimer e outros sinais, é caracterizada como afasia progressiva primária (APP).

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Communications, a FTD é responsável por 5 a 10% dos casos de demência. O tipo mais comum de demência é o Alzheimer.

O neurologista Gustavo Franklin explica que, como diz o nome, a demência frontotemporal afeta as regiões frontal e temporal do cérebro. Há uma variante da doença que se manifesta, como em Willis, nas dificuldades de linguagem (mais associada ao impacto na região temporal). Existe também uma variante marcada por alterações no comportamento (ligada à região frontal).

FONTE: BBC NEWS BRASIL SAÚDE

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *