O QUE É NEUROPEDIATRIA?
A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico.
A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
As crianças e adolescentes, durante todo o seu desenvolvimento, é acompanhado por um Pediatra. Entretanto, em casos em que são acometidas por problemas neurológicos, sejam congênitos ou adquiridos, se faz necessário o encaminhamento a um profissional Neuropediatra especializado geralmente indicado pelo Pediatra que já vem acompanhando este paciente.
É importante ressaltar, aos pais e/ou responsáveis legais, ficarem atentos se há presença de sintomas neurológicos, como: dores de cabeça, atraso na fala, crises convulsivas. Em casos positivos, é altamente recomendado a avaliação urgente com um Neuropediatra.
PATOLOGIAS FREQUENTES:
- Autismo;
- Convulsões/Epilepsia;
- Déficit no desempenho escolar;
- Dores de cabeça/cefaléia;
- Hiperatividade e déficit de atenção;
- Atraso no desenvolvimento neurológico;
- Paralisia Cerebral;
- Doenças Cerebrovasculares (derrames);
- Doenças Neuromusculares;
- Erros inatos do metabolismo;
- Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico.