O QUE É NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA?

A Neurofisiologia Clínica é uma área das ciências da saúde, pertencendo ao ramo das neurociências. Seu objetivo é o estudo do Sistema Nervoso na sua dimensão funcional, utilizando-se de conhecimentos anatômicos, fisiológicos e clínicos, com finalidades diagnóstica, terapêutica e de monitoração de funções durante procedimentos específicos.

A avaliação neurofisiológica é representada pelo estudo da atividade elétrica do SN com propósitos clínicos em quatro áreas fundamentais: eletrencefalografia (EEG), eletroneuromiografia (ENMG), potenciais evocados (PE) e polissonografia (PSG). A Neurofisiologia Clínica apresenta características bastante peculiares, exigindo treinamento específico para uma adequada formação profissional. Da mesma forma, a instrumentação dos procedimentos neurofisiológicos obriga a um processo diferenciado de aprendizado. (SBNC, 2007).

A Neurofisiologia Clínica é hoje reconhecida mundialmente como um setor do conhecimento médico, abrangendo todos os procedimentos para a avaliação funcional do sistema nervoso central, periférico e muscular. Desde 1966 existe a Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC), filiada à Federação Internacional de Neurofisiologia Clínica (IFCN). Estas entidades promovem eventos, editam periódicos, normas de trabalho e de equipamentos, assim como estimulam o aperfeiçoamento de tudo que se refere a esta área de conhecimento. A Neurofisiologia Clínica compreende os procedimentos de interesse neurológico funcional e clínico e encontra maior aplicação prática na Eletrencefalografia (EEG), nos Potenciais Evocados (PE), na Eletroneuromiografia (ENMG), na Polissonografia (PSG) e, mais recentemente, na monitoração neurofisiológica intensiva e/ou intraoperatória.

Hoje considerada área de atuação pela resolução CFM nº1.763, de 16 de fevereiro de 2005, até esta data a Neurofisiologia Clínica era considerada como especialidade pelas principais entidades médicas (Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina), tendo assento no Conselho de Especialidades da AMB o qual conserva até hoje, sendo que de 1968 até 2005 foram outorgados centenas de títulos de especialista pela SBNC em convênio com a AMB e, a partir de 2006, certificados de área de Atuação em Neurofisiologia Clínica.

Baseados nestes fatos de fundamental importância, em 1996 foi proposta a oficialização do curso de especialização em Neurofisiologia Clínica na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, tendo sido o primeiro curso no Brasil com o objetivo de formar neurofisiologistas clínicos com treinamento amplo nas quatro áreas fundamentais. Em 2009, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Residência Médica a criação de um programa de Residência Médica em Neurofisiologia Clínica na referida instituição, baseado no programa do curso de especialização em funcionamento. Por ser até o presente momento o único programa oficial de Residência Médica nesta área, foi escolhido como paradigma.

AGENDAMENTOS:

Para facilitar o seu atendimento, criamos esse canal exclusivo.