Estudo mostra que sintomas são mais brandos entre vacinados, mas é importante se proteger contra o vírus para evitar a Covid longa.
Especialistas afirmam que o recente aumento de casos de Covid-19 pode ser um indicativo de que estamos entrando em uma quarta onda da doença no Brasil, que seria impulsionada por subvariantes da Ômicron mais transmissíveis.
A vacinação tornou as pessoas mais protegidas contra as formas graves da doença, reduzindo consideravelmente o número de hospitalizações e mortes. No entanto, é necessário tomar todas as doses disponíveis para garantir que a proteção seja a mais efetiva possível.
“No momento atual, o que estamos vendo são pessoas jovens infectadas. Os casos não estão gerando hospitalizações, mas devem ser acompanhados para a necessidade de novas medidas restritivas serem anunciadas”,
Lígia Kerr, epidemiologista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Um estudo feita no Instituto Norueguês de Saúde Pública e no Hospital Universitário de Oslo, ambos na Noruega, identificou os oito principais sintomas causados pela Ômicron em pessoas vacinadas com duas doses do imunizante. São eles:
- Tosse;
- Coriza e congestão nasal;
- Fadiga e letargia;
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Febre;
- Espirros.
Publicada na revista científica Eurosurveillance no início do ano, o levantamento foi feita a partir dos sintomas relatados por 111 pessoas diagnosticadas com Covid-19 após uma festa.
FONTE: METRÓPOLES